⠀
São muitos comprovantes e é difícil manter todos por muito tempo organizadamente. Por isso, é bom o consumidor verificar se está guardando os documentos certos e por quanto tempo tem que guardá-los.
⠀
Não há uma regra única para isso, já que alguns documentos devem ser mantidos por prazo longo e outros só até a cobrança seguinte.
⠀
O artigo 206 do Código Civil brasileiro prevê que cada obrigação tem um prazo específico para o credor exigir seu cumprimento. Passado esse período, a dívida prescreve, ou seja, não poderá mais ser cobrada, mesmo que não tenha sido paga.
⠀
No caso de serviços como luz, água, telefone, TV a cabo e cartão de crédito, as prestadoras devem enviar para os consumidores um recibo de quitação anual, que substitui os 12 comprovantes, segundo a Lei 12.007/2009. O Procon-SP adverte que somente terão direito à declaração de quitação anual os consumidores em dia com todas as parcelas ou mensalidades do ano anterior. Caso algum débito seja objeto de contestação judicial, o consumidor terá direito à declaração de quitação apenas dos meses não questionados.
⠀
Se o comprovante de quitação anual não for entregue até maio, deve-se procurar a empresa. Se ainda assim a empresa não o enviar, deve-se fazer uma reclamação junto ao Procon. A lei foi originada de proposta (PLS 4.701/2004) do ex-senador Almeida Lima.
⠀
Também é possível transformar os documentos em arquivos digitais, que podem ser armazenados no computador.
#ficaadica #dicasdedireito #dicajuridica #tjac #direito #oabac #oab #stj #stf #jus #juizadoespecial #direitocivil #processocivil #direitoemproldasociedade

Mafra & Soares

Latest posts by Mafra & Soares (see all)
- Saiba o que fazer diante de Propagandas Enganosas - 10 de março de 2020
- Direito do Consumidor e a troca de produto comprado pela Internet - 10 de março de 2020
- Mafra e Soares no Aurum Summit 2019 - 9 de outubro de 2019
Leave A Comment